Programa espacial de baixo custo
Programa Espacial privado de baixo custo para países com baixo orçamento
Chegar ao espaço sempre foi uma tarefa complexa e que requer, além de conhecimento vasto, um orçamento estrondoso, não obstante denotar que o custo de programas espaciais como o norte-americano e o programa espacial russo, além de outros, sempre são custeados na casa dos bilhões de dólares.
A ICL Aerospace, utilizando tecnologia de ponta, novos métodos construtivos, novos métodos de desenvolvimento, novos materiais e novos sistemas.
Isso trouxe uma nova perspectiva onde antes se gastava milhões, agora são necessários apenas um punhado de dólares e com isso, a ICL Aerospace projetou não só a espaçonave/cápsula mais barata do mundo como também, projetou a base de lançamento, trajes, sistemas e toda gama de equipamentos necessários para que se tenha um programa espacial de baixíssimo custo.
Como funciona:
Como todo programa espacial, o custo sempre é alto, muitas vezes superando o orçamento ou mesmo o PIB de alguns países. Porém, a ICL Aerospace criou as espaçonaves e trajes espaciais mais baratos do planeta, 100% reaproveitáveis, utilizando combustíveis de baixo custo, mantendo a operacionalidade dentro de custos aceitáveis e baixa manutenção. Isso reduz enormemente o orçamento necessário para manter tais planos.
O grande trunfo porém, é trabalhar com o conceito de time-sharing ou seja, compartilhar o tempo, as equipes, os equipamentos, as espaçonaves e toda a infraestrutura necessária a operação entre todos os clientes, de forma a atender as expectativas dos contratantes.
O modelo de treinamento também utiliza o conceito de time-sharing e resource-sharing, onde os professores e profissionais mais experientes repassam seus conhecimentos em salas de aula conjuntas, conforme a língua falada e/ou produzem materiais através de intérpretes, economizando tempo e dinheiro também na fase de treinamento.
Os benefícios:
Os maiores benefícios são vistos nas áreas educacionais e de engenharia, que é devolvida na forma de profissionais treinados ao país de origem. Tais pessoas terão condições de desenvolver a tecnologia local em várias áreas, não apenas na área aeroespacial, mas também em outras áreas gerais da ciência como física, química, ciências dos materiais e etc.
A educação do país em questão é automaticamente desenvolvida através da reintrodução de profissionais altamente qualificados no mercado local capazes de treinar uma ampla gama de pessoas. Desde o ensino fundamental até a universidade, tudo poderá ser melhorado através do conhecimento ganho. O retorno financeiro desta iniciativa é infindável. Basta ver o que aconteceu nos anos 60/70 nos EUA para se ter uma ideia do que pode acontecer. Até hoje são aproveitados benefícios nos investimentos feitos naquela época.
O investimento:
Os valores de investimento aproximados para participação neste modelo de implementação de programa espacial ficam na casa dos US$100.000.000 divididos em parcelas mensais por um período de 4 anos, totalizando US$25.000.000 por ano. E o prazo para retorno de investimento também é de 4 anos. Após este período e após o lançamento a sub-órbita de dois astronautas treinados e selecionados entre os inscritos, o pessoal em treinamento é devolvido a seus países de origem.
Tais valores podem ser divididos por 2 ou mais interessados. E é o menor custo possível para este tipo de programa em todo o planeta.